Passeios de Jipe

Escolha um dos nossos Passeios de Jipe pré-definidos e realize-o numa data a seu gosto!

Penacova, a vila “onde a Natureza vive”, onde “se respira bom ar”, um lugar que espera por si e onde o rio Mondego o irá guiar!

Nesta vila, perto de Coimbra, onde cada canto e recanto tem uma história para contar, iremos partir numa aventura e em cada lugar, uma letra irá encontrar!

Letra essa com uma história, uma memória, uma tradição, um monumento, uma paisagem e todas  juntas definem a identidade desta região.

Siga e ouça a melodia das águas do Rio Mondego e do Rio Alva, sinta o “bom ar” de Penacova a contornar o seu rosto e descubra miradouros, moinhos de vento e azenhas enquanto as montanhas verdes o acompanharão.

Permita-se encontrar com a Natureza que vive neste concelho, permita enriquecer a sua vida com histórias e construir no seu coração um livro de memórias para nunca mais esquecer.

As aldeias de Xisto já foram apelidadas de “aldeias mágicas”, os seus nomes soam a romanos, árabes e até bárbaros, mas é o seu aspecto característico que as torna tão fantásticas.

Estas estruturas que remontam ao tempo medieval emanam uma beleza arquitectónica  que ainda hoje é difícil de igualar, ainda mais fascinante são os locais onde se encontram  por necessidade de fixação para actividades pastoris e agrícolas.

Durante esta aventura vamos levá-lo a conhecer algumas das mais belas aldeias de Xisto da Serra da Lousã assim como as paisagens arrebatadoras que este local único tem para oferecer…

A Serra da Lousã é conhecida pelas suas “aldeias mágicas” de xisto mas não são só as suas casas de pedra que são mágicas.

Neste passeio off-road vamos levá-lo à descoberta das suas florestas de carvalhos, castanheiros e pinheiros onde habitam seres de porte nobre e silhuetas mágicas, os Veados.

Entre as florestas onde estes seres majestosos habitam também o levaremos a observar e conhecer espécies mais pequenas, mas não menos importantes para o ecossistema, que nos brindaram com as suas cores e aspeto peculiar…

Venha connosco nesta aventura, a Natureza da Serra da Lousã espera por si.

A cidade de Coimbra caracteriza-se não só pelo seu património histórico e cultural, mas também pelo seu património Natural.

Nesta aventura queremos dar-lhe a conhecer alguns dos seus espaços verdes, fugir um pouco da cidade onde o tempo passa sempre a correr e proporcionar-lhe momentos tranquilos e relaxantes.

Um percurso onde irá visitar algumas das mais importantes manchas florestais, consideradas como os pulmões da cidade, como a Mata Nacional do Choupal, o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, a Mata Nacional de Vale de Canas (onde é possível encontrar algumas das árvores mais altas da Europa) e por fim a Reserva Natural do Paul de Arzila que é sitio Ramsar e um ícone para os amantes de avifauna…

Nesta aventura vamos levá-lo à descoberta da Serra da Boa Viagem e das Lagoas de Quiaios que a circundam. 

Pelo caminho visitaremos o icónico Castelo de Montemor-O-Velho, o parque zoológico Europaradise (opcional) e os campos de cultivo do baixo Mondego terminando com o pôr do sol à beira-mar…

Nesta aventura vamos partir à descoberta do complexo das Ruínas romanas de Conímbriga onde poderá contemplar a capacidade arquitectónica do povo Romano e a forma como viviam. 

Daqui partiremos em direcção a outro “ex-líbris” desta região, as Buracas do Casmilo, majestosas formações geológicas que outrora foram complexos de grutas subterrâneas que agora se encontram expostas à superfície.

Por fim veremos resquícios de uma estrutura que foi usada para defesa de ataques como é o caso do Castelo do Germanelo e mais um exemplo da genialidade e engenho do povo romano, o Castellum de Alcabideque.

Tudo isto e muito mais é o que levaremos a descobrir nesta Aventura…

Cova da Moira, um lugar onde a extensa área de terrenos de cariz agrícola apresenta um enorme valor histórico e arqueológico ao congregar inúmeras sepulturas escavadas na rocha granítica e vestígios do passado.

Nesta aventura, poderá ficar a conhecer esses diversos sítios arqueológicos e compreender o sentido e as funções de cada sepultura ao longo deste circuito interpretativo.

No entanto, apesar do interesse arqueológico ser elevado, não podemos deixar de referir que o valor paisagístico também tem grande importância.

Prova disso é a magnífica vista que terá para o Rio Mondego a partir do Miradouro do Penedo C’Abana, onde pode pôr à prova as suas forças e abanar o penedo!

Situada a dois passos de Coimbra, mas pouco conhecida até pelos seus habitantes, fica esta pequena mata que apresenta características daquilo que era o sub-bosque da floresta mediterrânica..

Um vinho com história de 3 gerações fruto de vinhas passadas de pais para filhos. Venha connosco conhecer este magnifico vinho e não menos importante, todo o processo necessário à sua produção.

Da vinha até ao copo, vamos mostrar-lhe o porquê da paixão de Rui Lucas pelo seu vinho. Inserido na Rota da Bairrada marca a diferença pelo cultivo de pequenas parcelas que incluem quer vinhas recentes, quer vinhas centenárias….

Durante este circuito vamos levá-lo a explorar monumentos arqueológicos que remontam ao século IV a.c. que eram utilizados nos primórdios como forma de recordar e adorar os seus mortos.

No decorrer desta aventura poderá ficar a conhecer diversos Dólmens/Orcas assim como diversos afloramentos graníticos que alimentaram a imaginação dos nossos antepassados levando ao surgimento de diversas histórias e lendas.

Tudo isto será sempre acompanhado por paisagens arrebatantes e demonstrações da Natureza inesquecíveis.